Um tema que temos falado muito é sobre o Coronavírus, só se fala nisso na verdade. Mas é importante saber como tratar do assunto com as crianças. Eu colaborei com esta reportagem da UOL e acredito que valha a pena a leitura!!!
É impossível fugir do assunto. Nas redes sociais, nos mercados e no transporte público, todo mundo comenta o mesmo tema: a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e suas implicações nos nossos trabalhos, vida social e rotina em família. Mesmo que os pais ainda não tenham conversado com as crianças sobre o coronavírus, agora, com o fechamento de diversas escolas por todo o país, é importante falar sobre o assunto, até para explicar por que a criança vai ficar algumas semanas sem aulas.
A questão é: como conversar com os pequenos sem despertar o medo neles? Para Michelli Freitas, psicopedagoga e mestranda em ciências do comportamento, o caminho é falar com as crianças com franqueza e naturalidade, sem dar tanta importância para o assunto e, principalmente, sem demonstrar pânico. “Eu mesma falei para meus filhos que tem um bichinho que está deixando as pessoas doentes, e que por isso vamos ficar mais em casa e precisamos lavar as mãos com mais frequência e usar álcool gel”, diz. Dependendo da idade dos filhos, os pais podem ser mais “técnicos” e falar o nome correto do coronavírus e até procurar ilustrações na internet e mostrar como é o vírus.