Aprenda como ensinar a
criança autista a se comunicar
com o Protocolo VB-MAPP

Você irá aprender de forma prática e baseada em evidência científica o ensino de linguagem para crianças autistas ou com outros atrasos no desenvolvimento.

Reproduzir vídeo

O que é o VB-MAPP?

O VB-MAPP – Verbal Behavior Assessment Milestones and Placement Program ou traduzindo a Avaliação de Marcos do Comportamento Verbal e Programa de Colocação é um protocolo de avaliação desenvolvido por Mark L. Sundberg em 2008.

Baseado na teoria do comportamento verbal de B.F. Skinner, utiliza os princípios da análise do comportamento aplicados à linguagem.

O VB-MAPP é composto por 5 componentes:

Avaliação de Marcos

Ferramenta utilizada para avaliar uma amostra das habilidades de linguagem e/ou relacionadas presentes no paciente, aluno ou cliente.

Esta avaliação abrange um total de 170 medidas de marcos da linguagem e habilidades relacionadas, permitindo uma análise detalhada do repertório verbal e das habilidades associadas.

Habilidades de Pedir (Mandos)
Habilidades de Nomeação (Tatos)
Habilidades de Imitação Vocal (Ecóico)
Habilidades de Comentar e Responder perguntas (Intraverbal)
Habilidades de Ouvinte
Habilidades de Imitação Motora
Habilidades de Brincar Independente
Habilidades de Brincar e Brincar Social
Habilidades de Percepção Visual
Estrutura Linguística da Comunicação
Habilidades de Grupo e Sala de Aula
Habilidades Acadêmicas Iniciais
Nível 1

0-18 meses

Nível 2

18-30 meses

Nível 3

30-48 meses

As áreas de habilidades avaliadas com o VB-MAPP estão divididas em três níveis, levando em consideração a faixa etária, mas vale ressaltar que isso não limita sua utilização apenas a indivíduos com até 4 anos de idade cronológica.

A avaliação pode ser aplicada a qualquer indivíduo, independentemente da idade, desde que apresente grandes atrasos na linguagem e comunicação.

Avaliação de Marcos

Esta avaliação tem como objetivo identificar e avaliar 24 barreiras comuns que podem interferir na aquisição da linguagem e comunicação em crianças com atrasos nessa área.

Problemas comportamentais, falta de controle instrucional, dificuldades em fazer pedidos e imitações, entre outras barreiras, são obstáculos que podem dificultar o desenvolvimento de habilidades de linguagem e comunicação.

Avaliação de Transição

Essa avaliação visa avaliar 18 áreas-chave do desenvolvimento para determinar se a criança está progredindo significativamente e adquirindo as habilidades necessárias para uma transição para um ambiente de aprendizado menos restritivo.

Ela auxilia na tomada de decisão sobre o ambiente educacional mais apropriado para a criança.

Análise de Tarefas e Habilidades de Suporte

Este componente consiste em um conjunto de 750 habilidades agrupadas em 14 áreas do desenvolvimento da linguagem, comunicação e habilidades de suporte relacionadas.

Essas habilidades podem auxiliar na definição de metas de ensino e fornecer orientações sobre habilidades menores que podem ser pré-requisitos para o desenvolvimento das mais complexas.

Plano de Ensino Individualizado

Essa parte do VB-MAPP fornece orientações para a elaboração de um plano de ensino individualizado com base na avaliação realizada.

O foco está em desenvolver um programa de ensino equilibrado, levando em consideração o repertório atual da criança e estabelecendo metas específicas para seu progresso.

Qual a utilidade do VB-MAPP?

É importante entender que o VB-MAPP não tem como objetivo ser uma avaliação para fornecer diagnósticos, mas sim oferecer uma medida empírica das habilidades de linguagem e sociais. Na prática, o VB-MAPP pode ser utilizado para:

Levantamento de habilidades

Permite identificar as habilidades presentes e ausentes no repertório de uma criança, proporcionando uma base sólida para o início do processo de intervenção, tanto em contextos clínicos quanto educacionais.

Medição do progresso da intervenção

É uma ferramenta eficaz para medir o progresso em programas de intervenção. Estudos, como o de Dipuglia e Miklos (2014), demonstraram sua utilidade no acompanhamento dos avanços das crianças ao longo do tempo.

Avaliação da linha de base em pesquisas

Pode medir habilidades iniciais (linha de base) de participantes em pesquisas científicas, fornecendo uma referência precisa do nível de habilidade verbal e social dos indivíduos para análises futuras.

Qualquer pessoa
pode aplicar o VB-MAPP!

Não existem restrições legais de uso para o protocolo VB-MAPP.

Isso diferencia o VB-MAPP de testes específicos de áreas como a Fonoaudiologia, a Psicologia e outras áreas que exigem formação acadêmica para a aplicação prática.

Porém o autor do VB-MAPP destaca 5 habilidades importantes para se aplicar o protocolo com qualidade, e responsabilidade:

Conhecimento sobre a Teoria do Comportamento Verbal de Skinner (1957).
Conhecimento básico de Análise do Comportamento.
Familiaridade com as estruturas básicas do conhecimento da linguagem.
Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil da linguagem.
Conhecimento sobre o autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Fonte: Sundberg, 2008.

O que você será capaz de fazer na sua prática após o VB-MAPP?

Identificar quais habilidades específicas devem ser foco da intervenção.

Saber indicar quais as estratégias de ensino mais apropriadas a serem implementadas na intervenção.

Identificar se for necessário qual o tipo de comunicação alternativa/aumentativa a ser implementada e quando usar.

Determinar em qual nível o programa de intervenção deve começar, adaptando-o às necessidades individuais, incluindo casos com atrasos significativos ou sem histórico prévio de intervenção.

Saber identificar quais barreiras que podem interferir no desenvolvimento da linguagem, comunicação e habilidades relacionadas.

Reconhecer o ambiente de ensino mais adequado. Exemplo: uma sala de aula típica, considerando a necessidade de acompanhamento individual ou um ambiente individualizado.

De onde vem o VB-MAPP?

O VB-MAPP foi desenvolvido por Mark Sundberg e publicado em 2014. É composto por um Manual e um Protocolo.

O Manual oferece instruções passo a passo para os profissionais, ajudando-os a entender como realizar a avaliação de forma eficaz. Já o Protocolo é utilizado para registrar os dados de cada criança avaliada. Ele funciona como um livro de registros, permitindo o acompanhamento do progresso da criança ao longo do tempo e registro das informações relevantes coletadas durante a avaliação.

É importante ressaltar que tanto o Manual quanto o Protocolo do VB-MAPP estão disponíveis apenas na língua inglesa. Portanto, para utilizar essa avaliação, é necessário ter proficiência nesse idioma ou contar com traduções adequadas.

O que eu preciso para
começar a usar o VB-MAPP
na minha prática?

Aprender sobre o VB-MAPP em si, compreendendo seus 5 componentes fundamentais.

Organizar os materiais necessários para a aplicação da avaliação como brinquedos, objetos comuns do dia a dia e cartões de imagens, etc.

Iniciar seu primeiro caso teste, preferencialmente com uma criança com habilidades de níveis 01, 02 e 03.

Tirar suas dúvidas durante o processo de aplicação, buscando esclarecimentos sempre que necessário.

Elaborar sua programação de ensino com base nos resultados obtidos na avaliação, planejando a intervenção adequada.

Como eu posso aprender
sobre o VB-MAPP?

O Instituto de Análise do Comportamento Aplicada – IEAC tem fornecido treinamentos na área dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, com foco especial no Autismo, e na Análise do Comportamento Aplicada desde 2017.

O nosso primeiro treinamento, “Entendendo o Protocolo VB-MAPP”, já capacitou milhares de pessoas a utilizarem o VB-MAPP, desde a avaliação até a intervenção.

Michelli, uma das principais instrutoras e diretora do IEAC, estuda e utiliza o VB-MAPP desde 2015, trazendo uma vasta experiência e conhecimento sobre o assunto.

No treinamento “Entendendo o Protocolo VB-MAPP”, oferecemos duas opções para você aprender sobre o VB-MAPP, cada uma proporcionando diferentes níveis de aprofundamento e compreensão:

MÓDULOS DE INTRODUÇÃO
Introdutório VB-MAPP
Noções Preliminares sobre Análise do Comportamento Aplicada
Diretrizes de Administração do Protocolo VB-MAPP

MÓDULOS DE AVALIAÇÕES DE MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
Habilidades de Mando
Habilidades de Tato
Habilidades de Ouvinte
Habilidades de Pareamento ao Modelo (Matching to Sample)
Habilidades de Brincar Independente
Habilidades de Comportamento Social e de Brincar
Habilidades de Imitação Motora
Habilidades de Ecoico
Habilidades de Comportamento Vocal e Espontâneo
Habilidades de Intraverbal
Habilidades de LRFFC
Habilidades de Leitura
Habilidades de Matemática
Habilidades de Escrita
Habilidades de Rotina da Sala de Aula e Habilidades de Grupo
Habilidades de Estrutura Linguística

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE BARREIRAS
Avaliação de Barreiras

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE TRANSIÇÃO
Avaliação de Transição

MÓDULOS PRÁTICOS
Utilizando as Análise de Tarefas (Task Analysis)
Formulando as Intervenções Baseadas no VB-MAPP
E depois do VB-MAPP? – Alunos Nível 1
E depois do VB-MAPP? – Alunos Nível 2
E depois do VB-MAPP? – Alunos Nível 3
Intervenção nas Habilidades de Comunicação e Linguagem

MÓDULOS AVANÇADOS
Noções sobre Desenvolvimento Infantil
Noções sobre Autismo
Avaliação para além do VB-MAPP
Resoluções de possíveis problemas na intervenção
Intervenção nas Habilidades de Comunicação e Linguagem

MATERIAIS EM PDF PARA IMPRIMIR
Material para Aplicação do VB-MAPP – Nível 1, 2 e 3
Fichas de registro VB-MAPP – Nível 1, 2 e 3
Livro de Registro – Nível 1, 2 e 3
Lista de Materiais para suporte à aplicação do VB-MAPP
Ensino da Linguagem e da Comunicação
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Performance Visual
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Imitação Motora
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Nomeação e Tato
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Acadêmico
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Responder/Intraverbal
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Ouvinte

BÔNUS
Portal de Especialistas (especialistas.ieac.net.br)
Publicação de Artigos Facilitada
Estudos de casos utilizando o Protocolo VB-MAPP (gravação anteriores)
Palestras Ensino da Comunicação com Dr. Mark Sundberg (legendado)
Aulas Procedimentos de Ensino da ABA com Dr. Vincent J. Carbone (legendado)
Prática Supervisionada VB-MAPP (gravação)

 

MÓDULOS DE INTRODUÇÃO
Introdutório VB-MAPP
Noções Preliminares sobre Análise do Comportamento Aplicada
Diretrizes de Administração do Protocolo VB-MAPP

MÓDULOS DE AVALIAÇÕES DE MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
Habilidades de Mando
Habilidades de Tato
Habilidades de Ouvinte
Habilidades de Pareamento ao Modelo (Matching to Sample)
Habilidades de Brincar Independente
Habilidades de Comportamento Social e de Brincar
Habilidades de Imitação Motora
Habilidades de Ecoico
Habilidades de Comportamento Vocal e Espontâneo
Habilidades de Intraverbal
Habilidades de LRFFC
Habilidades de Leitura
Habilidades de Matemática
Habilidades de Escrita
Habilidades de Rotina da Sala de Aula e Habilidades de Grupo
Habilidades de Estrutura Linguística

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE BARREIRAS
Avaliação de Barreiras

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE TRANSIÇÃO
Avaliação de Transição

MÓDULOS PRÁTICOS
Utilizando as Análise de Tarefas (Task Analysis)
Formulando as Intervenções Baseadas no VB-MAPP
E depois do VB-MAPP? – Alunos Nível 1
E depois do VB-MAPP? – Alunos Nível 2
E depois do VB-MAPP? – Alunos Nível 3
Intervenção nas Habilidades de Comunicação e Linguagem

MÓDULOS AVANÇADOS
Noções sobre Desenvolvimento Infantil
Noções sobre Autismo
Avaliação para além do VB-MAPP
Resoluções de possíveis problemas na intervenção
Intervenção nas Habilidades de Comunicação e Linguagem

MATERIAIS EM PDF PARA IMPRIMIR
Material para Aplicação do VB-MAPP – Nível 1, 2 e 3
Fichas de registro VB-MAPP – Nível 1, 2 e 3
Livro de Registro – Nível 1, 2 e 3
Lista de Materiais para suporte à aplicação do VB-MAPP
Ensino da Linguagem e da Comunicação
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Performance Visual
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Imitação Motora
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Nomeação e Tato
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Acadêmico
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Responder/Intraverbal
Ens. de Hab. Comportamentais da Linguagem – Ouvinte

BÔNUS
Portal de Especialistas (especialistas.ieac.net.br)
Publicação de Artigos Facilitada
Estudos de casos utilizando o Protocolo VB-MAPP (gravação anteriores)
Palestras Ensino da Comunicação com Dr. Mark Sundberg (legendado)
Aulas Procedimentos de Ensino da ABA com Dr. Vincent J. Carbone (legendado)
Prática Supervisionada VB-MAPP (gravação)

Você quer ter seu trabalho divulgado para milhares de pessoas interessadas?

Nós apoiamos o trabalho dos nossos alunos, por isso criamos o Portal de Especialistas, onde divulgamos o trabalho deles para uma ampla audiência interessada em autismo e outros atrasos de desenvolvimento.

Sempre que milhares de pessoas pedem indicações em nossas redes sociais, recomendamos nosso portal para que encontrem, perto da suas residências, um atendimento de confiança e qualidade.

Não vendemos essa divulgação! Mas oferecemos de forma gratuita aos nossos alunos, por tempo LIMITADO!

O Entendendo o Protocolo VB-MAPP 3.0 faz parte do Trylha Portal de Aprendizagem, o maior do Brasil para capacitação e atualizações em transtornos do neurodesenvolvimento e autismo.

Ao se inscrever hoje, você terá acesso exclusivo a mais de 400 horas de conteúdos, atendendo às suas necessidades específicas, distribuídas em 20 Trilhas de Aprendizagem, jornadas cuidadosamente planejadas para imergi-lo nas mais recentes estratégias, técnicas e pesquisas que definem o padrão de excelência no atendimento a autistas. Desfrute também de 7 Formações Completas com aulas ministradas por professores renomados, tanto nacionais quanto internacionais. Nossa plataforma está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar do mundo, e conta com materiais em PDF para impressão, além de certificados válidos em todo o Brasil.

Ao se inscrever no Trylha Portal, você ganha o direito de receber todas as atualizações da plataforma durante a vigência da sua assinatura, sem custo adicional.

Plano Mensal
De R$297 por
1x
R$
219
, 90
Cobrado em R$219,90 mensalmente
Plano de assinatura com cobrança realizada mensalmente podendo ser cancelado a qualquer momento.

ECONOMIZE 50% NESTE PLANO

Plano Anual
De R$197 por
12x
R$
144
, 21
ou R$1497 à vista
Cobrado em R$1.497,00 anualmente
Plano de assinatura com cobrança realizada no valor total à vista ou mensalmente em até 12 parcelas.

12x R$70,63

ou R$697,00 à vista

12x R$151,70

ou R$1497,00 à vista

Você vai perder essa chance por não ter limite ou cartão?

Temos a opção ideal pra você que precisa parcelar sua inscrição de forma simples, mas não dispõe de um cartão de crédito: parcelamento no boleto.

COMO FUNCIONA?

O parcelamento no boleto é feito com a nossa própria empresa, sem nenhuma financeira, ou cobrança de taxas abusivas.

Quando você parcela no boleto o treinamento será liberado para você por partes, de acordo com o seu pagamento.

Mas tudo isso é feito direto com a nossa equipe no WhatsApp.

O que nossos alunos dizem?

Confira a opinião de quem já participou de nossos treinamentos.

Karine Luiza Bérgamo de Camargo


curso incrivel!!! Ja trabalhava com ABA a algum tempo, mas sempre tinha algumas duvidas… O curso não só ajudou para a aplicação do VB Mapp, mas tambem em copreender e realizar a Analise do Comportamento Aplicada.

Ivanda de Oliveira


O curso é excelente, traz um material riquíssimo e as informações são extremamente importantes. Em relação a organização dos módulos e aulas de aplicação,diria que ~soa maravilhosos e bem explicativos. As aulas são esclarecedoras e a Michelle demonstra muito domínio de aplicação do VB MAPP.Adorei o curso. Parabéns Michelle e sua equipe.

Bianca Lorayne Perosa Florentino


Pessoal, que curso incrível, valeu todo o investimento, uma visão tão ampla para além do VB. Michelli, muito obrigada por compartilhar com a gente todo o conhecimento de uma forma tão didática e tão simples de aprender. Muito obrigada!

Valéria Aparecida de Lima


Eu gostei muito do curso!!!! aprendi muito, a Michelli compartilha seus conhecimento de uma forma bem clara e objetiva!!! gratidão sempre!!!!!!

Ana Paula Morato da Conceição


Curso mais que completo, realmente o que procurava para aprimorar minhas Avaliações. Muito Feliz! Obrigada Michele por nos fornecer conteúdo de extrema qualidade sempre.

Aline Honorato Do Nascimento


Riquíssimo curso, amei tudo e abriu minha cabeça em vários sentidos!

Prycylla Mayra Da Rocha


Mais uma grande experiência! Buscando fortalecer meus conhecimentos e aprendizado. Obrigada

Jeanne Martins de Freitas Cruvinel


Simplesmente adorei o curso e a didática de ensino, tenho certeza que irá agregar muito na minha atuação.

Maria Jose da Silva Chimello


Durante todo esse curso foi possível refletir e me instrumentar para atuar na prática junto às crianças que necessitam de avaliação e intervenção adequadas.
O curso foi bem elaborado, e fundamentado de forma que ao aplicar os conteúdos teóricos e práticos, teremos nas ferramentas oferecidas o suporte que todo profissional de educação precisa para implementar seus conhecimentos.
Agradecida.

Andrea Moutinho do Nascimento


Feliz em terminar o curso!
Fazendo tudo certinho não é possível ficar perdida na hora da avaliação. Gostei muito das dicas detalhadas que a Michelli partilha com a turma. Assim que possível vou fazer outro, pois gostei do material e da pedagogia de ensino.

Yanouf Tchalian Neto


Muito bom. Os vídeos das crianças típicas são muito importantes para exemplificar as explanações da professora sobre os “Marcos do Desenvolvimento”. O texto, em PDF, está bem organizado, facilitando a compreensão.

Barbara Mateus


O curso ótimo, muito rico em informações e materiais. A Michelle conduz a aplicação do VB- Mapp de forma clara, explicando os detalhes importantes para aplicarmos da forma correta, sinto-me segura e confiante para aplicar os conhecimentos do curso.

Célia Lages de Sousa Matos


Esse conteúdo foi de fundamental importância para melhorar o meu conhecimento. Só assim irei poder de alguma forma repassar essa informação para os pais, pois eles sofrem muito com essa desregulação o sistema nervoso,o qual nem imagina o que está acontecendo com o sistema nervoso do seus filhos.

Maria Helena Francisco do Nascimento


O conteúdo e materiais disponibilizados são super explicativos. Contribuiu muito para o meu aprendizado. Curso Excelente!

Cecília de Vasconcelos Miranda


O treinamento ofertado neste curso foi excelente! A Michelle, com todo o seu conhecimento e profissionalismo, com explicações claras e simples me possibilitou aprender o passo-a-passo do VB-MAPP, esclarecendo as dúvidas, enfim, sinto-me apta a aplicar os conhecimentos adquiridos, com segurança. Isso, sem falar no material completo! Parabéns, Michelle, pelo profissionalismo e dedicação!

Barbara keli Silva Santos


O curso foi muito bom, as aulas são didáticas e esclarecedoras. A Michelli sempre orienta quanto a responsabilidade que nos colocamos ao avaliar. Os materiais são ótimos e as referencias sempre atuais.

Ymna De Oliveira Costa


O curso foi bom; muito rico em informações e materiais. A Michelle conduz a aplicação do VB- Mapp de forma compreensível apesar dos vários detalhes importantes nesse trabalho, mas a sua familiaridade e conhecida dedicação ao tema à torna exemplar, proficiente e o aluno IEAC confiante com o conteúdo recebido, estudado e apto assim a aplicá-lo. Sucesso! Grata.

Michelli Freitas

Michelli é Terapeuta RUBI Certificada pela Rede de Unidades de Pesquisa em Intervenção Comportamental (RUBI) e Especialista em Autismo Certificada pela International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES).

Graduada em Pedagogia-Licenciatura pela Faculdade Paulista São José (FPSJ); Licenciatura em Letras pelo Programa Especial de Formação Pedagógica (R2) pelo Centro Goianio de Ensino Pesquisa e Pós Graduação (CGESP); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Formação em Ensino Estruturado para Criança Autista pelo Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (INFOCO); Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA pela Faculdade Cambury de Goiânia (CAMBURY); Cursou Mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB) tendo realizado Pesquisa em Treinamento de Pais, e Formação complementar em Comunicação Alternativa ou Aumentativa no Método PECS e no Método de Alfabetização Boquinhas.

É diretora do Instituto de Educação e Análise do Comportamento (IEAC), Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e é instrutora de outros treinamentos dentro do IEAC.

Mãe do Diogo, um mocinho autista, e Benício.

Certificações Internacionais
do IEAC

Olha só onde já saímos na mídia

Dúvidas frequentes

1. Não sou profissional da área. Posso aplicar o VB-MAPP?
Sim. No Brasil, legalmente o protocolo VB-MAPP não traz nenhuma exigência específica quanto a formação para sua aplicação. Até mesmo um pai ou mãe capacitados e orientados por meio de cursos livres, como o Entendendo o Protocolo VB-MAPP Essencial, podem aplicar.

2. O IEAC vende o Protocolo VB-MAPP traduzido ou sua versão em inglês?
Não. Nós não traduzimos nem comercializamos o Protocolo VB-MAPP, nem em sua versão original em inglês. O instrumento de avaliação VB-MAPP é só um componente em toda a estrutura da nossa metodologia. Este treinamento irá te ensinar como utilizar o protocolo passo a passo.

3. Esse treinamento terá material de apoio?
Sim. Disponibilizamos slides das aulas em PDF, bem como materiais complementares, para que você possa ter todo o suporte possível.

4. Como vou tirar minhas dúvidas?
Nós lhe daremos suporte durante todo o curso para que você possa tirar todas as suas dúvidas via plataforma de aulas, não mediremos esforços para que você não saia com dúvidas de nossas aulas.

5. Como será o acesso às aulas?
Após a confirmação do pagamento, você receberá no e-mail o acesso a plataforma de aulas. Através da plataforma poderá assistir às aulas no seu horário, no seu tempo, você só precisa de internet e pode acessar do computador, tablet ou celular.

6. Quanto tempo terei para assistir às aulas?
Você terá o período de 12 meses para assistir as aulas, contando com nosso auxílio e suporte por todo esse tempo, mas caso não consiga terminar nesse período ou queira continuar tendo acesso ao treinamento você não precisará comprar novamente. Entre em contato com nosso financeiro e você terá opções para continuar tendo acesso às aulas e atualizações do treinamento.

7. Irei receber certificado?
Sim, este curso oferece certificado de Curso Livre, em conformidade com o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°, e a PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicada no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002. O certificado digital estará disponível para solicitação após um prazo mínimo de 30 dias a partir do início das aulas e conclusão das avaliações que comprovam sua participação nos conteúdos. Para receber o certificado, é necessário solicitar o envio por e-mail em formato PDF para que possa ser impresso por você.

8. Não conheço nada, ou muito pouco sobre Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Esse curso é pra mim?
Sim. Temos um módulo dedicado a estudar conceitos básicos de análise do comportamento e também outros temas essenciais como: desenvolvimento infantil e autismo. Este treinamento será o pontapé inicial para começar seus estudos em análise do comportamento.

9. Com esse treinamento serei Analista do Comportamento?
Não. Somente uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu te dará este título. Mas você poderá fazer uso de todos os conhecimentos da Análise do Comportamento Aplicada incorporando-a em sua prática de trabalho.

Ainda com dúvidas?

Entre em contato com a nossa equipe de suporte!

Usamos cookies para melhorar o desempenho do nosso site, coletando temporariamente alguns dados pessoais. Consulte nossa Política de Privacidade e Termos de Uso para mais informações.