Torne-se um profissional de excelência no trabalho com a população neurodiversa
Aprenda a planejar o ensino de novas habilidades e a atuar na resolução de problemas de comportamento.
Na base temos o Conhecimento sobre as Populações Neurodiversas, o conhecimento sobre os Transtornos do NeuroDesenvolvimento, suas características, critérios diagnósticos, bem como o conhecimento do desenvolvimento humano.
Na outra parte da nossa base temos a Prática Informada por Trauma na qual a atuação do profissional é aquela que conhece o histórico passado e atual de possíveis abusos, traumas, ou experiências aversivas que o paciente/aluno/cliente possa ter enfrentado.
No topo temos a Prática Baseada na Análise do Comportamento Aplicada que é uma ciência com princípios, procedimentos, porém tendo como base de atuação os pontos trazidos na base do nosso tripé, pois esta é uma forma de prática humana e empática com os indivíduos e sua família, sem esquecer das evidências científicas e efetividade das intervenções.
O IBCCES é uma instituição internacional de credenciamento para instituições de ensino de educação continuada, bem como de profissionais que atendam a alguns requisitos para que se possa garantir a qualidade do serviço prestado na área do autismo e outras deficiências.
No caso do IEAC, existe uma dupla certificação. O instituto em si é certificado como um Provedor de Educação Continuada (ver autenticidade), no qual seus treinamentos passaram por uma análise de grade curricular, currículo dos professores e organização do curso. Assim como a coordenadora da Pós-Graduação ABA, Michelli Freitas, possui sua certificação como Especialista em Autismo (ver autenticidade), preenchendo também os requisitos para que o título seja concedido, assim como realização de uma avaliação de competências técnicas e práticas.
Escolhemos o IBCCES como certificação internacional por ser uma organização líder que existe há mais de 20 anos e possui critérios de certificação com parâmetros internacionais e que possui em seu quadro de diretores pessoas Neurodiversas, o que é um valor muito importante para nós.
ABA é a sigla em inglês para Applied Behavior Analysis, que traduzindo para o português seria Análise do Comportamento Aplicada. Comumente chamada de método ABA erroneamente, por esta razão vamos fazer alguns esclarecimentos.
Antes de falarmos em ABA propriamente dita, precisamos falar da ciência do comportamento. A ciência do comportamento possui 4 ramificações:
✓ Behaviorismo Radical que é a filosofia desta ciência.
✓ Análise Experimental do Comportamento que possui como objetivo de descobrir e clarificar princípios fundamentais do comportamento.
✓ ABA - Análise do Comportamento Aplicada a ciência em que táticas derivadas de princípios do comportamento são aplicadas sistematicamente para melhorar comportamentos socialmente relevante, e as suas experimentações são usadas para identificar as variáveis responsáveis para mudança comportamental.
✓ Prática Profissional em vários campos como populações neurodiversas, intervenção com idosos, atuação no esporte e alta performance, atuação com desempenho e gestão nas organizações, em escolas do planejamento da aprendizagem, todas estas áreas sendo guiadas por esta ciência.
Devido a um grande aumento no número de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, órgão dos Estados Unidos), são 1 a cada 44 crianças, por esta razão grande atenção tem sido oferecida na investigação de práticas com a melhor evidência científica não só no TEA, mas para toda a população neurodiversa.
O termo neurodiversidade foi trazido primeiramente pela socióloga autista Judy Singer em 1997. Inicialmente o termo foi atribuído com enfoque no autismo. Porém tem sido usado na literatura para diversas populações que não possuem um desenvolvimento neurotípico, como por exemplo indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Deficiência Intelectual, Transtornos da Aprendizagem e outros.
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência que busca analisar relações funcionais entre o ambiente e os comportamentos que ocorrem nele. Por meio desta ciência podemos planejar o ensino de novos comportamentos que sejam socialmente relevantes dentro do contexto e realidade de cada indivíduo. Ao falarmos em comportamentos, estamos falando de exatamente tudo que um indivíduo vivo é capaz de fazer.
Quando pensamos em populações neurodiversas sabemos que estes possuem muitos atrasos no desenvolvimento, desafios ou maiores dificuldades a serem encaradas. Logo precisamos pensar em auxiliar esses indivíduos a desenvolver suas potencialidades e possibilidades.
Não acreditamos dentro da formação profissional do IEAC que os transtorno do neurodesenvolvimento sejam uma doença, ou algo a ser curado ou “consertado”, acreditamos que podemos com os conhecimentos corretos auxiliar a população neurodiversa a trilhar um caminho de sucesso, explorando suas possibilidades, e alcançando o seu total potencial, respeitando a especificidade de cada indivíduo.
Na Pós Graduação em Análise do Comportamento Aplicada do IEAC iremos te preparar tendo como base o tripé:
Você irá entender sobre os princípios da aprendizagem de novos comportamentos, e a como desenvolver habilidades e possibilidades para todos os indivíduos. Com enfoque especial na população neurodiversa seja no ambiente clínico, escolar, residencial ou na comunidade.
Seja para ensinar novos comportamentos ou para lidar com problemas de comportamento que comumente ocorrem com populações com atrasos no desenvolvimento.
O IEAC tem como missão ajudar profissionais e familiares de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, em especial autismo, a aprenderem a ensinar habilidades para uma vida mais autônoma e independente.
Graduados nas áreas da saúde e da educação em geral, tais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, neuropsicopedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, médicos, professores e pedagogos, assim como demais bacharéis ou licenciados a nível superior envolvidos de alguma forma nos cuidados, ensinos e tratamentos de pessoas com atrasos no neurodesenvolvimento e neurotípicos.
Capacitar profissionais na formação Análise do Comportamento, sendo capaz de avaliar e estruturar um plano de ensino individualizado, bem como intervir utilizando as ferramentas comportamentais, atendendo às mais diversas demandas no atendimento de crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico.
O curso oferece módulos que contemplam desde os conceitos básicos a respeito da ABA, até os modelos de intervenções mais utilizados e referenciados pelos especialistas dos Estados Unidos.
O curso não exige nenhum conhecimento prévio dos alunos com relação à Análise do Comportamento Aplicada.
Para conclusão do curso o prazo mínimo é de 12 meses e o prazo máximo de 30 meses. Além disso o aluno poderá participar das supervisões e do grupo de estudos pelo período de 30 meses, mesmo que conclua o curso em menor período.
Para se matricular no curso, o aluno deverá possuir ao menos um diploma de graduação em qualquer área do conhecimento e acesso a internet. A matrícula será confirmada por meio do pagamento da primeira parcela e formalizada a partir da assinatura do contrato de prestação de serviços enviado ao aluno, assim como é necessário o envio dos documentos obrigatórios para o IEAC, nos termos descritos.
O foco é possibilitar que o aluno aplique o conhecimento adquirido para soluções em sua rotina diária profissional. As aulas serão apresentadas em forma de vídeo-aulas gravadas, as quais você pode assistir dentro da sua conveniência. O grupo de estudos e a prática supervisionada ocorrem ao vivo para a discussão de casos, dúvidas e qualquer assunto pertinente a formação profissional dos alunos. Estas ocorrem quinzenalmente, aos sábados pela manhã (mudanças poderão ocorrer com o devido aviso aos alunos). Também são disponibilizados aos alunos slides das aulas, textos de leitura complementar composto de artigos científicos entre outros; quizzes e questões para fixação também fazem parte da nossa metodologia de ensino.
Nós apoiamos o trabalho dos nossos alunos, por isso criamos o Portal de Especialistas, onde divulgamos o trabalho deles para uma ampla audiência interessada em autismo e outros atrasos de desenvolvimento.
Sempre que milhares de pessoas pedem indicações em nossas redes sociais, recomendamos nosso portal para que encontrem, perto da suas residências, um atendimento de confiança e qualidade.
Não vendemos essa divulgação! Mas oferecemos de forma gratuita aos nossos alunos, por tempo LIMITADO!
A contar da data de confirmação do pagamento você terá 7 dias corridos para decidir se a pós-graduação é para você. Caso entenda que o conteúdo não é para você, basta enviar um e-mail para o endereço [email protected] e devolveremos todo o seu dinheiro. Sem perguntas ou burocracias.
Baseada nos cursos de mestrado em ABA dos Estados Unidos, para você cursar uma Pós-graduação nacional com conteúdos e qualidade das Universidades Americanas.
Os módulos são liberados 01 a cada 30 dias. Os bônus após 12 meses de curso.
Professores: Salvador e Felipe
60h/aula
Professores: Salvador e Felipe
60h/aula
Professora: Michelli
20h/aula
Professores: Emerson, Michelli e Salvador
45h/aula
Professores: Emerson e Felipe
30h/aula
Professor: Raphael
60h/aula
Professores: Benjamin e Ana Raquel
60h/aula
Professores: Benjamin, Raphael e Ana Raquel
60h/aula
Professores: Raphael e Diogo
60h/aula
Professora: Michelli
60h/aula
Professora: Michelli
60h/aula
Professores: Salvador, Shawna e Sarah
60h/aula
Professores: Salvador e Felipe
45h/aula
Professores: Michelli, Benjamin, Dra. Zoe, Sarah, Shawna e outros
30h/aula
Professor: Diogo Freitas
15h/aula
Professor: Diogo Freitas
15h/aula
Professora: Luciana
40 h/aula
Professores: Michelli Freitas e Diogo Freitas
120h/aula
Professore: Diogo Freitas
Professor: Diogo Freitas
Segundo a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 do MEC o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) passa a ser optativo para cursos de Pós Graduação (leia aqui).
O IEAC promove aos alunos interessados a publicação de artigos com temas sobre a análise do comportamento, inclusive quando relacionados ao autismo, a educação, a inclusão, aos esportes etc. Os participantes não terão gastos com a publicação, basta ser nosso aluno e enviar o artigo com o termo de consentimento autorizando a publicação.
É muito comum profissionais da Análise do Comportamento buscarem supervisão de outros profissionais para os seus atendimentos. Chegando a investir de R$ 500 a R$ 2000,00 por mês com somente para ter esse serviço a sua disposição.
Aqui no IEAC acreditamos na formação completa do profissional, por isso quinzenalmente realizamos um encontro ao vivo e online, via Zoom Meeting, com duração aproximada de duas horas, mas podendo durar mais (costuma durar até 3 horas ou mais), onde os profissionais/alunos podem apresentar casos para discussão com o grupo, em um ambiente seguro e multidisciplinar.
O aluno da Pós ABA tem o direito a participar da prática supervisionada pelo período de 30 meses, mesmo que conclua o curso em menor período. Os encontros ocorrem aos sábados (mas podem haver alterações) com frequência mensal as 09:00 da manhã (Horário de Brasília).
O professor regente da supervisão é a Michelli Freitas que te guiará o aluno no processo de resolução de suas dificuldades em seus casos práticos. Contando ainda com a ajuda dos colegas – futuros Analistas do Comportamento – com suas bagagens intelectuais das mais diversas áreas de conhecimento, vindos de todo o país.
Além da Prática Supervisionada para a discussão de casos, existe a Prática Supervisionada de Ética Profissional, que ocorre com o Dr. Diogo Freitas. Durante a sessão, focaremos em dois eixos principais:
Está prática ocorre de forma agendada previamente com os alunos com uma antecedência de pelo menos 15 dias, sempre aos Sábados as 09:00 (sujeito a alterações com aviso prévio).
Todos os encontros de ambas as supervisões ficam gravados para que possa ser assistido posteriormente.
Várias ferramentas totalmente pensadas para implementação guiada.
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso através do nosso guia completo em PDF.
Tenha no seu currículo professores especialistas em ABA com experiência internacional prática e acadêmica junto as populações neurodiversas e neurotípicas, assim como Mestres, Doutores, PhD(s), BCBA(s), BCBA-D(s) e certificados internacionalmente na ÁREA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO e NEURODIVERSIDADE.
As aulas com professores americanos possuem o áudio em inglês, porém estão legendadas e com material de apoio em português para que o aluno possa acompanhar.
Como diferencial sem custo adicional, oferecemos aos nossos alunos a oportunidade exclusiva de agendar reuniões individuais com nossos renomados diretores, Michelli Freitas e Diogo Freitas.
Esse acompanhamento constante até o final da Pós-Graduação permite uma orientação personalizada e direta, essencial para facilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em seu ambiente profissional.
Transforme sua carreira com esse suporte exclusivo que apenas o IEAC proporciona, garantindo um desenvolvimento contínuo e sem custos extras.
Michelli Freitas, especialista em Análise do Comportamento Aplicada e reconhecida em intervenções para autismo, junto com Diogo Freitas, advogado e analista do comportamento com vasta formação acadêmica, estão disponíveis para ajudar a alinhar seus novos conhecimentos com suas metas profissionais.
Discuta suas experiências, desafios e planos futuros. Essas sessões de orientação são momentos para refletir e planejar os próximos passos em sua trajetória profissional de maneira estratégica.
Aproveite o acesso direto aos nossos diretores para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante sua formação, garantindo assim um aprendizado claro e eficaz.
Michelli Freitas é Terapeuta RUBI Certificada pela Rede de Unidades de Pesquisa em Intervenção Comportamental (RUBI); Especialista em Autismo Certificada (IBCCES); Graduada em Pedagogia-Licenciatura pela Faculdade Paulista São José (FPSJ); Licenciatura em Letras pelo Programa Especial de Formação Pedagógica (R2) pelo Centro Goianio de Ensino Pesquisa e Pós Graduação (CGESP); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Formação em Ensino Estruturado para Criança Autista pelo Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (INFOCO); Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA pela Faculdade Cambury de Goiânia (CAMBURY); Cursou o Programa Mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB) tendo realizado Pesquisa em Treinamento de Pais, e Formação complementar em Comunicação Alternativa ou Aumentativa no Método PECS e no Método de Alfabetização Boquinhas. Apaixonada por Treinar Pessoas.
O IEAC tem como objetivo capacitar pais e profissionais com a população neurodiversa, através da utilização da melhor evidência científica, por meio do ensino de habilidades de vida, linguagem e desenvolvimento para crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, como o autismo.
Possui certificação de reconhecimento internacional pelo IBCCES, que visa a padronização nos ambientes de saúde, educação e corporativos para atender às necessidades crescentes de pessoas com transtornos cognitivos.
Já no âmbito nacional tem parceria com as Instituições de Ensino Superior, responsáveis pelos registros junto ao MEC e emissões das certificações dos cursos de pós-graduação do IEAC.
Diogo Freitas é Advogado Mestre em Direito, Analista do Comportamento, Licenciado em Pedagogia, Professor, Escritor de Livros, Autor de Artigos, Acadêmico do Curso de Psicologia (Bacharelado), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior e em Gestão Escolar, Pós Graduado em Psicomotricidade e em Psicopedagogia, Pós Graduado em Análise do Comportamento Aplicada e em Comportamento Verbal, Especialista em Educação Especial com Ênfase em Autismo, Pós Graduado em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, Pós Graduado em Neuropsicologia, Mestre em Direito (Ciências Públicas e Processo), bem como cursou Doutorado em Direitos Sociais e alguns períodos dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia.
Sim. É certificada por instituições de ensino superior parceiras ao nosso instituto. Seu certificado digital, após conclusão do curso, será emitido no prazo máximo de 180 dias, porém, de imediato você poderá solicitar uma declaração de conclusão do curso sem qualquer pagamento de taxa extra pela emissão.
Segundo a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 do MEC o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) passa a ser optativo para cursos de Pós Graduação (leia aqui).
Para obter aprovação no curso o aluno será avaliado ao final de cada módulo onde deverá atingir a média mínima 7, caso não consiga poderá solicitar avaliação de recuperação. Além disso o aluno deverá ter 70% de presença nas aulas. As respectivas faltas e presenças serão controladas por meio do acesso dos alunos a plataforma e tempo de permanência na mesma.
Sim, o aluno faz todas as atividades dentro do ambiente de alunos 100% online. Sem a necessidade de comparecer em nenhum encontro presencial.
Sim! Qualquer pessoa com diploma de curso superior poderá fazer a especialização em ABA, haja vista que não há qualquer exigência legal contrária. Porém recomendamos que sejam pessoas da saúde ou educação para atuar na área.
Não. No Brasil, ainda não há uma regulamentação sobre a profissão, profissionais graduados em qualquer área podem fazer uma pós-graduação e se tornarem analistas comportamentais.
Sim, desde que você tenha curso superior.
No Brasil, ainda não há uma regulamentação sobre a profissão, profissionais graduados em qualquer área podem fazer uma pós-graduação e se tornarem analistas comportamentais.
Um Terapeuta ABA especializado pode cobrar de R$200 a R$400 por hora de acordo com a região em que atua. A análise do comportamento aplicado, mais conhecida como Terapia ABA, tem se tornado muito conhecida nos últimos anos, abrindo uma série de novas oportunidades.
Não. Na pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada do IEAC, iremos te preparar para entender sobre os princípios da aprendizagem de novos comportamentos, e a como desenvolver habilidades e possibilidades para todos os indivíduos. Com enfoque especial com a população neurodiversa, seja no ambiente de clínica, escolar, residencial, ou na comunidade. Muitos dos nossos exemplos e vivências poderão incluir o autismo, pelo fato de a área de experiência de alguns professores serem essa, bem como pelo fato de que a melhor linha de trabalho para o autismo ser a ABA.
Sim. Depois dessa pós-graduação você receberá a titulação de Analista do Comportamento, especialista em Análise do Comportamento Aplicada. Mas, lembrando que no Brasil não existe regulamentação dessa profissão e desse campo de atuação.
Sim, a Pós ABA possui um módulo complementar de 100 horas de prática supervisionada para garantir a formação completa do profissional. Quinzenalmente são realizados encontros ao vivo via Zoom Meeting, por aproximadamente 2 horas, onde os profissionais trazem seus casos para discussão em um ambiente seguro e multidisciplinar.
No momento, infelizmente não.
Imediatamente após pagamento da primeira parcela, referente à matrícula que será efetivada posteriormente, mediante comprovação dos documentos necessários para a pós graduação.
Serão vídeo-aulas, textos de apoio, atividades e todas as ferramentas cientificamente comprovadas que possam potencializar o seu aprendizado. Todas as aulas serão transmitidas por meio de uma plataforma de ensino a distância, onde os conteúdos serão disponibilizados em videoaulas, materiais de apoio, leituras e atividades. Você precisará da internet para se conectar às aulas!
Se desistir dentro do prazo legal, ou seja, você poderá solicitar a devolução em um prazo máximo de 7 dias após a data da aquisição do curso. Após esse prazo não haverá devolução, mas você poderá trancar o curso e voltar depois ou desistir sem a devolução do valor investido e receber uma declaração do período e das disciplinas cursadas.
– Diploma de graduação;
– Histórico Escolar de graduação;
– Identidade/RG (NÃO SERVE A CNH);
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento.
Enviar as cópias digitalizadas para o e-mail [email protected] e solicitar a confirmação do recebimento.
Caso haja a necessidade do envio pelos correios das cópias autenticadas impressas, avisaremos e informaremos o endereço para o envio.