Gestão do Comportamento nas Organizações
Descubra como a Pós-Graduação em Supervisão e Gerenciamento de Equipes (OBM) irá te capacitar com as competências críticas necessárias para supervisionar, liderar, inovar e transformar ambientes de clínicas, espaços de atendimento em terapia ABA, e também equipes escolares.
Este programa único está desenhado para profissionais que aspiram não apenas entender a teoria e aplicação da ciência do comportamento, aplicando de forma prática nas organizações de ambientes terapêutico e educacional para obter resultados reais e mensuráveis.
A OBM — Organizational Behavior Management, em português, Gestão do Comportamento Organizacional — é uma subdivisão da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) focada em aplicar princípios comportamentais para aprimorar o desempenho individual e organizacional.
A OBM utiliza abordagens comportamentais orientadas pela ciência para melhorar diversos aspectos do funcionamento organizacional, especialmente em ambientes de serviços humanos.
Princípios Comportamentais
A OBM utiliza principalmente princípios de reforço e motivação, e em menor grau, princípios de reações automáticas para influenciar comportamentos em contextos organizacionais.
Áreas de Foco
Visa comportamentos e resultados socialmente relevantes, buscando otimizar o desempenho tanto no nível individual quanto no sistêmico.
Aplicação
As técnicas de OBM têm sido implementadas com sucesso em diversos ambientes de serviços humanos, incluindo saúde, educação e serviços sociais.
Gestão de Desempenho
A disciplina enfatiza estratégias de gestão de desempenho, cruciais para melhorar a eficácia dos funcionários e a adesão aos procedimentos.
Pesquisa e Desenvolvimento
Existe um crescente corpo de pesquisa voltado para o avanço das práticas de OBM, especialmente em contextos onde o desempenho da equipe impacta diretamente a entrega de serviços.
Treinamento e Educação
O objetivo é fornecer aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para aplicar os princípios de OBM de forma eficaz na capacitação de equipes em ambientes reais de trabalho.
Estratégias de Intervenção
As intervenções de OBM frequentemente incluem estudos baseados em dados e desenhos experimentais para avaliar e melhorar o desempenho de funcionários e supervisores em ambientes aplicados.
Desafios
Apesar de seus benefícios, a OBM ainda não foi amplamente adotada em todas as áreas de serviços humanos, e pesquisas adicionais são recomendadas para aprimorar sua implementação.
Custo-efetividade
Em organizações de serviços humanos, onde os recursos são frequentemente limitados, a OBM ajuda a maximizar recursos e controlar custos enquanto melhora a qualidade do serviço.
Treinamento de equipes
A OBM aborda a necessidade crítica de programas eficazes de treinamento de pessoal, especialmente em ambientes onde a equipe pode começar com treinamento mínimo.
Garantia de qualidade
Ao garantir a adesão aos procedimentos, a OBM contribui para a eficácia geral do tratamento e da entrega de serviços.
Potencial de aplicação amplo
As estratégias de OBM podem ser aplicadas em clínicas de terapia ABA e terapêuticas no geral. instalações de saúde, ambientes educacionais e diversos outros ambientes.
Aprimoramento do desempenho de equipes
Intervenções focadas em supervisores e gerentes podem levar à melhoria do desempenho em toda a equipe.
Melhoria da integridade do tratamento / intervenções
As técnicas da OBM são amplamente utilizadas em ambientes de saúde e educação para aprimorar a fidelidade dos programas de tratamento e aplicação de currículos de ensino.
Adaptabilidade
As estratégias da OBM podem ser adaptadas para diversos contextos organizacionais, desde instalações de saúde, educação até ambientes corporativos.
Mudança de comportamento de longo prazo
O foco em mudanças sistêmicas promove modificações comportamentais duradouras, em vez de soluções temporárias.
Soluções custo-efetivas
Maximizando a utilização de recursos e reduzindo a rotatividade, a OBM pode ajudar organizações a alcançar melhores resultados a custos mais baixos.
Aprimoramento da integridade do tratamento
As habilidades em OBM ajudam a garantir que os planos de tratamento sejam implementados de maneira consistente e correta por toda a equipe. Supervisores com conhecimento em OBM podem projetar, monitorar e ajustar protocolos para manter alta fidelidade na aplicação dos tratamentos, o que é crucial para alcançar resultados eficazes em indivíduos com transtornos neurodesenvolvimentais.
Melhoria do desempenho e conformidade da equipe
Princípios da OBM permitem que supervisores gerenciem e melhorem o desempenho da equipe por meio de feedback estruturado, avaliações de desempenho e sistemas motivacionais. Entender como aplicar princípios analíticos do comportamento ao comportamento da equipe ajuda no desenvolvimento de um time competente e confiável que pode fornecer serviços de ABA de alta qualidade.
Treinamento e desenvolvimento da equipe
Um treinamento eficaz da equipe é essencial em ambientes de Terapia ABA para equipar os membros da equipe com as habilidades e conhecimentos necessários. A OBM fornece ferramentas para criar programas de treinamento abrangentes que incluem treinamento de habilidades comportamentais, modelação, ensaio e feedback, todos cruciais para equipes que trabalham com indivíduos com transtornos neurodesenvolvimentais.
Aumento da eficiência do programa
Supervisores podem usar técnicas da OBM para analisar e otimizar processos organizacionais, como agendamento, alocação de recursos e gerenciamento de fluxo de trabalho. Isso leva a uma entrega de serviço mais eficiente, reduzindo tempos ociosos e aumentando o tempo gasto em terapia direta.
Promoção de um ambiente de trabalho positivo
Um ambiente de trabalho positivo e de suporte melhora o moral da equipe e reduz a rotatividade. Estratégias da OBM podem ajudar a criar tal ambiente por meio de práticas eficazes de liderança, comunicação clara e reforço positivo, contribuindo para uma equipe mais estável e produtiva.
Enfrentamento de desafios comportamentais no local de trabalho
Assim como estratégias comportamentais são aplicadas aos clientes, a OBM pode ser usada para abordar questões comportamentais dentro da equipe, como resolução de conflitos, resolução de problemas e promoção de comportamentos adaptativos entre os membros da equipe.
Gestão baseada em evidências
A OBM incentiva o uso de tomada de decisões baseada em dados para gerenciar equipes e projetar intervenções. Para supervisores, isso significa empregar dados empíricos para orientar decisões operacionais, garantindo que as estratégias de gestão sejam baseadas não apenas na teoria, mas provadas eficazes na prática.
Em resumo, o conhecimento em OBM equipa supervisores em serviços de ABA com as ferramentas para gerenciar suas equipes efetivamente, garantir altos padrões de entrega de terapia e criar um ambiente de trabalho otimizado e suporte às necessidades tanto da equipe quanto dos clientes. Isso é particularmente importante no contexto de transtornos do neurodesenvolvimento, onde intervenções consistentes e de alta qualidade são cruciais para o progresso do cliente.
O IEAC possui Certificação Internacional
O IBCCES é uma instituição internacional de credenciamento para instituições de ensino de educação continuada, bem como de profissionais que atendam a alguns requisitos para que se possa garantir a qualidade do serviço prestado na área do autismo e outras deficiências.
O Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC é certificado como um Provedor de Educação Continuada (ver autenticidade), no qual seus treinamentos passaram por uma análise de grade curricular, currículo dos professores e organização do curso.
Escolhemos o IBCCES como certificação internacional por ser uma organização líder que existe há mais de 20 anos e possui critérios de certificação com parâmetros internacionais e que possui em seu quadro de diretores pessoas Neurodiversas, o que é um valor muito importante para nós.
Este programa de pós-graduação especializado é destinado a um grupo diversificado de profissionais comprometidos em melhorar sua eficácia em equipes que prestam serviços a indivíduos com transtornos neurodesenvolvimentais. É ideal para:
Nosso currículo abrangente o equipa com habilidades gerenciais e analíticas necessárias para aumentar tanto a eficácia organizacional quanto os resultados dos clientes em ambientes que atendem populações com transtornos neurodesenvolvimentais. Ao integrar os princípios da Gestão do Comportamento Organizacional (OBM), você irá:
Aprimorar a Integridade do Tratamento: Implementar planos de tratamento de alta fidelidade de maneira consistente em toda a sua equipe.
Otimizar o Desempenho da Equipe: Desenvolver e liderar uma equipe competente e motivada, garantindo o mais alto padrão de cuidado.
Impulsionar Melhorias Estratégicas: Utilizar práticas baseadas em evidências para tomar decisões informadas que elevem a qualidade do serviço.
Apoiar o Crescimento Pessoal e Profissional: Criar um ambiente de trabalho de suporte que encoraje o aprendizado contínuo e o desenvolvimento, reduzindo a exaustão e a rotatividade.
Avançar Programas de Saúde Comportamental: Aplicar estratégias inovadoras de OBM para melhorar a eficiência e eficácia do programa, levando a resultados superiores para os clientes.
Junte-se a uma rede de profissionais inovadores que estão transformando o cenário da saúde comportamental ao incorporar estratégias sofisticadas de OBM em sua prática. Adquira habilidades para não apenas gerenciar, mas também inspirar sua equipe, e promover mudanças significativas na vida daqueles com desafios neurodesenvolvimentais.
O primeiro módulo é liberado imediatamente após a sua inscrição e os demais são liberados 01 módulo a cada 30 dias.
Professores: Salvador e Felipe
Carga horária: 60h/aula
Professores: Salvador e Felipe
Carga horária: 60h/aula
Carga horária: 30h/aula
Este módulo fornece uma base sólida sobre as origens e o desenvolvimento da Gestão do Comportamento Organizacional (OBM), permitindo aos alunos entenderem como as práticas atuais são fundamentadas em teorias e pesquisas sólidas. Ao explorar a interseção da OBM com campos relacionados e complementares, os participantes ganham uma visão mais abrangente da aplicabilidade da OBM em diversos contextos organizacionais.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo equipa os alunos com as ferramentas necessárias para identificar e definir comportamentos que precisam de melhoria em uma organização. Aprendendo a evitar erros comuns e a selecionar pinpoints que realmente agregam valor, os alunos podem efetivamente direcionar esforços para otimizar o desempenho organizacional, tornando as intervenções mais estratégicas e orientadas por dados.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo ensina os alunos a identificar e medir comportamentos e resultados críticos que impactam diretamente o sucesso organizacional. Os participantes aprendem a usar diferentes dimensões de medição e a aplicar técnicas de representação gráfica para visualizar e analisar dados, fortalecendo sua capacidade de tomar decisões baseadas em evidências para promover melhorias contínuas.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo mostra como desenvolver e implementar scorecards eficazes para monitorar e avaliar o desempenho em relação aos objetivos estratégicos da organização. Através do estudo de scorecards, os alunos aprendem a alinhar metas em todos os níveis da organização, aprimorar a comunicação dos objetivos e medir o progresso de forma eficaz, contribuindo para uma cultura de desempenho constante e melhoria contínua.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo equipa os alunos com as habilidades necessárias para avaliar e melhorar processos dentro de suas organizações, promovendo uma operação mais alinhada e eficiente.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo prepara os alunos com habilidades necessárias para realizar avaliações eficazes no nível do executor, fundamentais para a implementação de estratégias de melhoria de desempenho em qualquer tipo de organização.
Definição e Descrição das Avaliações no Nível do Executor: Este módulo explora avaliações focadas nos indivíduos em uma organização, essenciais para entender os fatores que influenciam diretamente a eficiência e eficácia dos funcionários em suas funções.
Importância das Avaliações no Nível do Executor: Realizar avaliações detalhadas no nível do executor é crucial para identificar áreas de melhoria e implementar estratégias que aprimorem o desempenho dos funcionários, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador.
Avaliação Histórica: Inclui uma revisão do desempenho passado para identificar padrões ou tendências que possam influenciar as intervenções atuais e futuras, proporcionando uma compreensão mais profunda dos progressos e desafios enfrentados pelos executantes.
Ferramentas Utilizadas:
Aprimoramento das Técnicas de Observação e Análise do Sistema de Desempenho Humano: O módulo foca no aprimoramento das técnicas de observação para coleta de dados de desempenho de maneira eficiente e precisa. A análise do Sistema de Desempenho Humano oferece insights sobre como melhor estruturar o ambiente de trabalho para facilitar o desempenho ótimo.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo fornece aos alunos um entendimento profundo de como os antecedentes influenciam o comportamento e como intervenções estratégicas baseadas nesses antecedentes podem ser implementadas para melhorar o desempenho organizacional e a satisfação no ambiente de trabalho.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo fornece uma compreensão aprofundada de como e quando implementar estratégias de treinamento eficazes para aprimorar o desempenho individual e organizacional.
Definição de Treinamento: Este módulo define o treinamento como um processo sistemático destinado a aumentar as habilidades e conhecimentos dos funcionários para melhorar a execução de tarefas específicas. O treinamento é essencial para o desenvolvimento profissional e a eficácia organizacional.
Decidindo Quando o Treinamento é Apropriado: Aborda critérios para determinar quando o treinamento é necessário, considerando as lacunas de desempenho que podem ser melhoradas através de intervenções educacionais diretas.
Treinamento versus Educação: Diferencia treinamento e educação, destacando que o treinamento é geralmente mais focado em habilidades práticas e imediatas, enquanto a educação tende a ser mais ampla e teórica.
Tipos de Treinamento:
Estratégias Eficazes de Treinamento:
Feedforward versus Feedback: Discute a importância do feedforward, que oferece orientação antes de uma atividade começar, comparativamente ao feedback, que fornece informações após a atividade ser concluída.
Avaliando a Eficácia do Treinamento: Explora métodos para avaliar a eficácia do treinamento, incluindo:
Carga horária: 30h/aula
Este módulo proporciona aos alunos uma compreensão aprofundada de como as consequências influenciam o comportamento e como implementar intervenções baseadas em consequências que são éticas, eficazes e alinhadas com os objetivos organizacionais.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo fornece uma compreensão abrangente sobre as técnicas e estratégias de feedback, ensinando os alunos a aplicarem feedback de maneira eficaz para promover o crescimento e a melhoria dentro das organizações.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo prepara os alunos para entender as complexidades e nuances da compensação monetária dentro das organizações, enfatizando a importância de alinhar essas práticas com as estratégias de gestão de pessoas e os princípios éticos. Os alunos aprenderão a projetar sistemas de compensação que não apenas motivam os funcionários, mas também sustentam práticas de trabalho éticas e produtivas.
Práticas Comuns de Compensação: Este módulo revisa as práticas comuns de compensação monetária utilizadas nas organizações, explorando diferentes estruturas e sistemas de pagamento que visam motivar e reter talentos.
Pagamento por Desempenho (PFP):
Barreiras à Implementação de um Bom Sistema de PFP: Explora os desafios e obstáculos comuns na adoção de sistemas de pagamento por desempenho, incluindo questões de medição de desempenho, percepções de justiça e impacto na cultura organizacional.
Ética dos Incentivos Monetários:
Carga horária: 30h/aula
Este módulo prepara os alunos para liderar e implementar eficazmente políticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade em suas organizações. Eles aprenderão a criar estratégias sustentáveis que promovam um ambiente inclusivo, combatam o preconceito e aumentem a participação de todos os funcionários.
Engajamento Comunitário: Discute a importância de interagir e envolver diversas comunidades dentro e fora da organização, criando um ambiente onde múltiplas perspectivas são valorizadas e promovendo um compromisso organizacional com a inclusão.
Treinamento em Responsividade Cultural: Aborda estratégias para aumentar a capacidade dos funcionários de responder respeitosamente e efetivamente às diferenças culturais, garantindo que as práticas organizacionais respeitem e celebrem a diversidade.
Cultivo da Consciência Pessoal: Explora maneiras de desenvolver uma compreensão mais profunda das próprias atitudes e crenças sobre diversidade e inclusão, incentivando uma reflexão pessoal que pode transformar comportamentos e práticas profissionais.
Medidas de DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade):
Encorajamento à Participação e Ampliação de Vozes: Enfatiza a importância de encorajar a participação de todos os membros da equipe, especialmente aqueles de grupos sub-representados, e de ampliar suas vozes em processos de tomada de decisão e liderança.
Reflexão Pessoal e Profissional: Incentiva a reflexão contínua sobre como as práticas individuais e organizacionais afetam a diversidade e a inclusão, promovendo um aprendizado constante e o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais inclusiva.
Recrutamento e Retenção: Examina estratégias para recrutar e reter talentos de maneira diversificada e inclusiva, garantindo que a organização reflita a diversidade da comunidade e mantenha um ambiente de trabalho acolhedor e acessível para todos.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo equipa os alunos com uma compreensão profunda da ética no local de trabalho, preparando-os para lidar com questões éticas complexas que podem surgir em suas carreiras. Os participantes aprenderão a aplicar conceitos éticos de maneira prática e eficaz para cultivar um ambiente de trabalho justo e responsável.
Geração de Negócios Éticos no Local de Trabalho: Explora a importância de estabelecer e manter práticas de negócios que sejam éticas e transparentes, enfatizando a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho que promova a integridade e a confiança entre todos os funcionários.
Aceitabilidade Procedimental: Discute como os procedimentos adotados dentro de uma organização devem ser aceitáveis do ponto de vista ético para todos os envolvidos, garantindo que as políticas e práticas não apenas cumpram as regulamentações legais, mas também se alinhem com os princípios morais da empresa.
Compreensão das Dinâmicas de Poder nas Organizações: Analisa como as dinâmicas de poder influenciam as relações e as decisões dentro da organização. Explora estratégias para entender e manejar essas dinâmicas de forma ética, promovendo um ambiente de trabalho equitativo e respeitoso.
Compreensão e Priorização dos Stakeholders: Aborda a importância de identificar e compreender as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders de uma organização, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade. Discute como priorizar esses interesses de maneira ética para garantir a sustentabilidade dos negócios e a satisfação das partes interessadas.
Expectativas Mútuas entre Empregadores e Empregados:
Carga horária: 30h/aula
Este módulo prepara os alunos para assumirem papéis de liderança, equipando-os com habilidades para desenvolver, inspirar e liderar equipes de maneira eficaz, garantindo que a liderança esteja alinhada com os valores e objetivos estratégicos da organização.
Comportamentos de Gestão versus Comportamentos de Liderança: Explora as diferenças fundamentais entre ser um gestor e ser um líder, enfatizando que gestão envolve a administração de recursos e processos, enquanto liderança está mais relacionada à inspiração e direção de pessoas para alcançar objetivos maiores.
Coaching e Modelagem de um Repertório de Liderança Eficaz: Discute como desenvolver habilidades de liderança via coaching, incluindo técnicas para moldar comportamentos de liderança efetivos que promovam a visão da organização e motivem os funcionários.
Coaching Comportamental:
Promoção e Suporte à Auto-motivação: Explora métodos para incentivar funcionários a encontrar e cultivar sua própria motivação interna, o que é essencial para a satisfação no trabalho e para o desempenho sustentável a longo prazo.
Gestão Participativa: Enfatiza a importância de envolver os funcionários nas decisões e processos da empresa, o que pode aumentar o comprometimento e a satisfação, além de melhorar a qualidade das decisões por meio de uma diversidade maior de perspectivas.
Taxonomia Supervisora Operante e INDEX: Introduz uma abordagem sistemática para categorizar e desenvolver comportamentos de supervisão que maximizem a eficácia operacional e o engajamento dos funcionários.
Aprimoramentos:
Carga horária: 30h/aula
Este módulo proporciona uma compreensão profunda dos desafios relacionados à rotatividade e ao esgotamento profissional e oferece ferramentas práticas para combatê-los. Prepara os alunos para implementar práticas sustentáveis que promovam a saúde organizacional, a satisfação dos funcionários e a retenção de talentos.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo fornece aos alunos uma visão abrangente sobre como desenvolver e gerenciar programas de Segurança Baseada no Comportamento, enfatizando a importância de uma abordagem proativa e orientada pelo comportamento para a segurança no trabalho.
Descrição da Segurança Comportamental: Este módulo define a Segurança Comportamental (Behavioral Safety – BS) como uma abordagem que foca na modificação de comportamentos dos funcionários para melhorar a segurança no local de trabalho. Explica como a BS se diferencia de outras abordagens de segurança que podem se concentrar mais em aspectos técnicos ou de engenharia.
Considerações para o Design e Implementação da BS: Discute os elementos essenciais para o planejamento e a implementação eficaz de programas de Segurança Comportamental, incluindo a análise de comportamentos de risco, o desenvolvimento de intervenções comportamentais e a integração destas práticas nas políticas de segurança da organização.
Sistemas de Observação entre Pares: Explica como os sistemas de observação entre pares funcionam dentro da estrutura da BS, incentivando os funcionários a observarem ativamente e a fornecerem feedback sobre as práticas de segurança uns dos outros, promovendo uma cultura de segurança compartilhada.
Segurança de Processos: Aborda a importância da segurança nos processos operacionais e como a BS pode ser aplicada para identificar e mitigar riscos em procedimentos e operações, melhorando a segurança geral.
Papel da Liderança: Enfatiza o papel crítico da liderança no sucesso dos programas de BS, incluindo o comprometimento com a segurança como valor central da empresa e o suporte ativo a iniciativas de segurança comportamental.
Avaliação de Segurança: Detalha como realizar avaliações de segurança eficazes, utilizando técnicas de análise comportamental para identificar potenciais riscos de segurança e avaliar a eficácia das medidas de segurança existentes.
Conversas sobre Segurança: Discute a importância das conversas regulares sobre segurança, que ajudam a manter o foco na importância do comportamento seguro e fortalecem a cultura de segurança dentro da organização.
Dados de Segurança (Indicadores Proativos/Reativos, Quase Acidentes, Reportáveis à OSHA, Tempo Perdido): Analisa diferentes tipos de dados de segurança, como indicadores proativos e reativos, quase acidentes, incidentes reportáveis à OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional) e acidentes que resultam em tempo perdido. Explica como esses dados podem ser utilizados para melhorar continuamente as práticas de segurança.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo oferece uma visão abrangente das funções essenciais de recursos humanos, fornecendo estratégias e conhecimentos práticos para a gestão eficaz de pessoas nas organizações.
Coaching: Aborda técnicas de coaching como ferramenta essencial para desenvolvimento e apoio aos funcionários, melhorando suas habilidades e desempenho e alinhando suas metas com as da organização.
Licenças: Discute diferentes tipos de licenças, incluindo tempo pago livre (PTO), licença médica e férias. Explica a importância de gerenciar essas licenças de maneira justa e eficaz para manter a produtividade sem comprometer o bem-estar dos funcionários.
Vinculação da Disciplina com Avaliações de Desempenho: Examina como integrar práticas disciplinares com avaliações de desempenho para garantir que os procedimentos disciplinares sejam justos e focados em melhorias de desempenho.
Resolução de Problemas: Oferece estratégias para resolver problemas de maneira eficaz dentro do ambiente de trabalho, garantindo que as questões sejam abordadas de forma construtiva e resultem em soluções sustentáveis.
Sistemas de Disciplina Progressiva: Descreve o uso de sistemas de disciplina progressiva, que fornecem uma estrutura para lidar com problemas de desempenho e comportamento de forma escalonada, aumentando a severidade das ações disciplinares apenas quando as medidas anteriores não forem suficientes.
Planejamento de Remediação: Explora o desenvolvimento de planos de remediação personalizados para ajudar os funcionários a superarem dificuldades específicas e melhorarem seu desempenho, alinhando as necessidades de treinamento e desenvolvimento com os objetivos organizacionais.
Seleção de Pessoal de Recursos Humanos: Discute a importância de selecionar adequadamente os profissionais de recursos humanos que desempenharão papéis cruciais na gestão de talentos e na manutenção da cultura organizacional.
Entrevistas Baseadas em Comportamento: Detalha como conduzir entrevistas baseadas em comportamento para avaliar as competências dos candidatos de forma mais objetiva e prever seu desempenho futuro.
Leis de Igualdade de Oportunidades de Emprego e Exceções: Examina as leis que garantem a igualdade de oportunidades de emprego, abordando as exceções legais e como elas se aplicam no processo de seleção e gestão de funcionários.
Discriminação/Impacto Disparatado: Discussões sobre como evitar práticas discriminatórias no recrutamento, seleção e gestão de funcionários, enfocando a necessidade de equidade e conformidade legal.
Procedimentos e Testes de Seleção: Confiabilidade e Validade: Aborda a importância de utilizar procedimentos e testes de seleção que sejam confiáveis e válidos para garantir a eficácia e a justiça no processo de contratação.
Carga horária: 30h/aula
Este módulo prepara os alunos para atuarem como consultores em OBM, fornecendo-lhes as ferramentas e técnicas necessárias para desenvolver, implementar e liderar projetos que promovam mudanças comportamentais sustentáveis e melhorias significativas em organizações.
Tipos Comuns de Projetos: Explora os tipos comuns de projetos em consultoria de OBM, como planejamento estratégico, melhoria de processos, treinamento, coaching e gestão de mudanças. Cada tipo de projeto é crucial para o desenvolvimento organizacional e requer abordagens específicas.
Facilitação de Comunicação Eficaz: Discute técnicas para facilitar uma comunicação eficaz que promova comprometimento e consenso entre stakeholders, aspecto fundamental para o sucesso dos projetos de consultoria.
Descoberta e Entrevista: Aborda métodos para conduzir descobertas eficazes e entrevistas com stakeholders, essenciais para entender as necessidades do cliente e definir os objetivos do projeto.
Networking: Explora a importância de construir e manter uma rede de contatos profissionais, que pode ser vital para o sucesso no campo da consultoria.
Gerenciamento de Projetos: Detalha as habilidades e técnicas necessárias para gerenciar projetos de forma eficiente, garantindo que os objetivos sejam alcançados dentro dos prazos e orçamentos estipulados.
Treinamento ou Experiência em Consultoria: Discussão sobre a importância do treinamento específico e da experiência prática em consultoria para desenvolver a competência e a confiança necessárias para lidar com diversos desafios organizacionais.
Construção de Rapport com Clientes: Enfatiza estratégias para construir e manter um bom relacionamento com os clientes, fundamental para uma parceria de consultoria produtiva e de longo prazo.
Identificação e Superação de Resistências e Barreiras: Fornece técnicas para identificar e superar resistências e barreiras ao longo do projeto, facilitando processos de mudança e melhorando a aceitação das intervenções propostas.
Definição do Escopo de um Projeto: Ensina como definir claramente o escopo de um projeto, estabelecendo expectativas realistas e evitando mal-entendidos ou o escopo de trabalho inflacionado.
Preparação de uma Proposta: Oferece diretrizes para preparar propostas convincentes que delineiem claramente o valor e os objetivos do projeto para os potenciais clientes.
Habilidades de Apresentação: Aborda técnicas eficazes de apresentação para engajar e persuadir líderes empresariais, garantindo que as propostas e resultados do projeto sejam compreendidos e valorizados.
Escrita e Apresentação para Líderes Empresariais: Ensina como escrever e apresentar informações de forma que ressoe com líderes empresariais, focando na clareza, concisão e no alinhamento com os objetivos empresariais.
Os alunos das Pós-Graduações do IEAC participam de encontros semanais ao vivo e online via Zoom, conduzidos por profissionais experientes. Essas sessões, com duração média de 2 horas (podendo se estender), acontecem aos sábados às 9h (horário de Brasília), exceto nos meses de julho, dezembro e janeiro.
Os encontros são gravados, permitindo acesso posterior para revisão e estudo. Aproveite essa oportunidade para desenvolver sua prática profissional em um ambiente colaborativo!
Discussão de Casos Práticos
Um espaço seguro e multidisciplinar para compartilhar desafios e buscar soluções em grupo.
Temas de Ética Profissional
Foco em competências, limites de atuação e dilemas éticos enfrentados no dia a dia.
A pós-graduação não exige nenhum conhecimento prévio dos alunos em relação aos transtornos do neurodesenvolvimento.
Para receber o seu certificado, o prazo mínimo é de 20 meses e o prazo máximo de 36 meses.
Para se matricular no curso de pós-graduação, o aluno deverá apresentar, ao menos, um diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, além do acesso à internet.
A matrícula será confirmada após o pagamento da primeira parcela e a assinatura digital do contrato. Os documentos obrigatórios para o IEAC também deverão ser enviados digitalmente.
Receba o seu certificado em casa, sem cobrança para impressão ou envio. Ao ser aprovado nos módulos e ter finalizado o curso, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido pela IEAC em parceria com uma IES.
O foco é possibilitar que o aluno aplique o conhecimento adquirido para soluções em seus atendimentos e intervenções profissionais, tanto nas atividades atuais, quanto nas futuras.
As aulas serão apresentadas em forma de videoaulas gravadas, as quais você pode assistir quantas vezes desejar, respeitando os horários que tem de disponibilidade.
Também são disponibilizados slides das aulas, textos para leitura complementar, como artigos científicos, exercícios práticos e questões para fixação também fazem parte da nossa metodologia de ensino.
Carga horária total estimada: 600 horas
Domine a Prática:
Atividades Reais para Futuros Supervisores ABA
Utilizando a literatura mais recente, como Gravina et al. (2023), nossa Pós-Graduação em Gestão do Comportamento nas Organizações (OBM) - Supervisão e Gerenciamento de Pessoas integra atividades práticas essenciais para o desenvolvimento de habilidades aplicáveis e para o aprofundamento teórico:
Identificação de Comportamentos:
Os alunos praticarão a identificação de comportamentos específicos de suas próprias experiências de trabalho ou voluntariado, aplicando diretamente as técnicas de OBM.
Criação de Checklists:
Desenvolvimento de checklists e auxílios de trabalho que se baseiam em processos acadêmicos e administrativos, como matrículas ou procedimentos de graduação.
Mapeamento de Processos:
Os estudantes criarão mapas de processos para atividades diárias, visando a otimização e a eficiência do fluxo de trabalho.
Discussões de Cenários e Role-Playing:
Simulações e discussões baseadas em cenários reais e fictícios que abordam a gestão de desempenho, definição de metas e técnicas de feedback.
Análise de Riscos em Empregos de Linha de Frente:
Avaliação detalhada dos riscos associados a funções específicas, com foco na aplicação prática das habilidades de identificação e análise.
Projetos de Tradução e Scorecard de Desempenho:
Tradução de princípios teóricos em práticas aplicáveis e desenvolvimento de scorecards para avaliação e melhoria do desempenho organizacional.
Análise de Dados de Segurança e Diagnóstico de Desempenho:
Projetos que envolvem a coleta e análise de dados operacionais para identificar tendências e desenvolver estratégias de intervenção baseadas em evidências.
Essas atividades são cuidadosamente planejadas e alinhadas com a literatura, para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado rica e engajadora, preparando-os para aplicar competências de OBM de forma eficaz e confiante em suas carreiras futuras.
As aulas com professores americanos possuem o áudio em inglês, porém estão legendadas e com material de apoio em português para que o aluno possa acompanhar.
+ Professores Convidados
Transformando o Aprendizado em Ação
Nossa Pós-Graduação em Gestão do Comportamento nas Organizações redefine o modelo tradicional de ensino com uma metodologia inovadora e interativa que se destaca das demais. Entendemos que o verdadeiro aprendizado vem da aplicação prática do conhecimento teórico. Por isso, nosso curso não se baseia em longas horas de aulas expositivas, mas em uma abordagem dinâmica que integra videoaulas envolventes com atividades práticas profundamente enriquecedoras.
Aulas Baseadas em Pesquisas de Ponta
Cada módulo do curso é cuidadosamente estruturado em torno de capítulos selecionados de livros e artigos científicos de última geração, garantindo que você esteja sempre à frente nas tendências e práticas mais recentes em OBM. Isso não só reforça a base teórica necessária, mas também prepara você para aplicar esses conceitos em contextos reais e desafiadores.
Videoaulas Dinâmicas
Longe de palestras monótonas, nossas videoaulas são projetadas para capturar sua atenção e estimular o pensamento crítico. Cada aula é um convite para explorar conceitos complexos de forma clara e acessível, com exemplos reais que ilustram a aplicação prática dos temas discutidos.
Atividades Práticas que Fazem a Diferença
A teoria sem prática é incompleta. Por isso, complementamos nossas videoaulas com uma série de atividades práticas que colocam você no centro do processo de aprendizagem. Essas atividades são cuidadosamente selecionadas para desenvolver suas habilidades de análise, resolução de problemas e tomada de decisões, permitindo que você aplique o conhecimento adquirido de maneira eficaz e confiante.
Aprendizado que Inspira Mudança
Nosso objetivo é preparar líderes capazes de implementar mudanças significativas em suas organizações. A metodologia de ensino da nossa pós-graduação é uma jornada de descoberta, desafio e transformação pessoal e profissional. Equipamos você não apenas com o conhecimento, mas com as ferramentas para liderar, inspirar e promover um ambiente organizacional melhor e mais produtivo.
Junte-se a nós nessa experiência educacional única, onde cada aula é um passo em direção ao domínio do OBM. Inscreva-se agora e seja parte de uma nova geração de profissionais que fazem a diferença, não apenas em suas carreiras, mas no mundo.
De acordo com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 do MEC, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional para cursos de Pós-Graduação (leia aqui). Para obter aprovação no curso, o aluno será avaliado ao final de cada módulo e deverá atingir a média mínima de 7. Caso não consiga, poderá solicitar uma avaliação de recuperação. Além disso, o aluno deverá ter 70% de presença nas aulas, controladas pelo acesso à plataforma e tempo de permanência na mesma.
Sim, todas as atividades são realizadas dentro do ambiente online dos alunos, sem a necessidade de comparecer a encontros presenciais.
Sim. Qualquer pessoa com diploma de curso superior pode fazer a especialização em OBM, já que não há qualquer exigência legal contrária. No entanto, recomendamos que sejam pessoas que atuam na prestação de serviços em terapia ABA, ou em clínicas, ou ainda em ambientes educacionais.
Não. No Brasil, ainda não há uma regulamentação específica sobre a profissão, e profissionais graduados em qualquer área podem fazer uma pós-graduação e se tornarem especialistas em Gestão do Comportamento nas Organizações.
Qualquer profissional graduado em qualquer área pode se especializar em OBM, pois no Brasil não há uma regulamentação específica sobre a profissão.
Um profissional especializado em OBM pode variar seus ganhos dependendo da região e da área de atuação. A aplicação da gestão comportamental nas organizações está em alta, proporcionando muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
No momento, infelizmente não.
Imediatamente após o pagamento da primeira parcela, referente à matrícula que será efetivada posteriormente mediante comprovação dos documentos necessários para a pós-graduação.
As aulas serão compostas por vídeo-aulas, textos de apoio, atividades e ferramentas cientificamente comprovadas para potencializar seu aprendizado. Todas as aulas serão transmitidas por meio de uma plataforma de ensino a distância, onde os conteúdos estarão disponíveis em videoaulas, materiais de apoio, leituras e atividades. Você precisará da internet para se conectar às aulas!
Se desistir dentro do prazo legal, você poderá solicitar a devolução em um prazo máximo de 7 dias após a data de aquisição do curso. Após esse prazo, não haverá devolução, mas você poderá trancar o curso e voltar depois ou desistir sem a devolução do valor investido e receber uma declaração do período e das disciplinas cursadas.
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– Diploma de graduação;
– Histórico Escolar de graduação;
– Identidade/RG (NÃO SERVE A CNH);
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento.
Enviar as cópias digitalizadas para o e-mail [email protected] e solicitar a confirmação do recebimento.
Caso haja a necessidade do envio pelos correios das cópias autenticadas impressas, avisaremos e informaremos o endereço para o envio.
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